Conselheiro Lafaiete

(31) 3761-4400

Praça São Sebastião, 35
São Sebastião - Conselheiro Lafaiete-MG

Barbacena

(32) 3339-6000

Av. Governador Bias Fortes, 381
Pontilhão - Barbacena-MG


Notícias

Vantagens e desvantagens da energia solar em residências.


Veja algumas vantagens da energia solar em residências, como redução do custo da conta de luz, contribuição para o sistema energético ou desvantagens como custo de implantação. 

O consumo de energia elétrica sempre foi uma preocupação das famílias, afinal a conta pode ficar cara no final do mês se o consumo não for regulado. Para ter controle sobre aquilo que gasta em termos de energia, as pessoas adotam diversas estratégias, como equipamentos mais novos, uso racional deles e porque não dizer a busca por alternativas mais baratas para a obtenção da energia elétrica. 

Energia solar 

No Brasil, como todos devem saber a energia elétrica que consumimos é proveniente em sua maioria absoluta de usinas hidrelétricas, que embora usem fontes renováveis para a produção, tem o problema da limitação desses recursos frente ao consumo em constante elevação. Neste cenário a energia solar aparece como boa alternativa no Brasil, visto que o país tem sol o ano todo e em todo o território. 

Vantagens da energia solar

O uso doméstico em residências a energia solar tem sido concentrado basicamente no aquecimento de água para uso no chuveiro ou torneiras e este apresenta algumas boas vantagens como podemos ver algumas na lista a seguir: 

- Ajuda a reduzir a conta de luz, uma vez que o chuveiro é um dos grandes vilões do consumo;
  -Disponibilidade de água quente a qualquer momento, mesmo a noite, pois ela se mantém aquecida;
   - Contribuição ecológica com o país pois ajuda na produção de energia e dispensa parte da energia comprada;
   - Entre outros 

Desvantagens da energia solar 

- O custo de instalação de um sistema de energia solar em casa ainda é muito caro e dependendo da casa há necessidade de quebrar paredes para instalação dos canos apropriados, entre outras adaptações.
   - Em períodos longos de chuva e falta de sol pode não aquecer a água.
   - Há necessidade de integração com o chuveiro elétrico por pelo menos duas razões: em dias frios ou chuvosos é necessário usar o chuveiro elétrico e em dias muito quente é necessário usar a água fria do chuveiro para equilibrar a temperatura, já que nesses dias ela esquenta muito.
   - Entre outros 

Vale a pena instalar um sistema de energia solar para aquecimento da água? 

Vale sim, apesar de ter desvantagens, a energia solar é muito útil e provavelmente a energia do futuro, pelo menos no Brasil quem tem muita disponibilidade de sol. 

 

Fonte:casadicas.com.br